quarta-feira, 29 de abril de 2009

Workshop internacional discute patrimônio arqueológico


Pensar a preservação do patrimônio natural e cultural de uma sociedade é oportunizar às futuras gerações o conhecimento das dinâmicas culturais de outrora. Mas, e a atual geração? Qual o proveito que a sociedade atual pode ter dessa preservação? É com base nessas reflexões que será realizado o Workshop Internacional de Turismo e Gestão do Patrimônio Arqueológico, dos dias 28 a 30 de abril, em Belém.


Para concretizar essa relação educacional com os legados arqueológicos, faz-se necessária a visitação. Para o Prof. Sílvio Lima Figueiredo, organizador do Workshop e palestrante do evento, com o tema “Turismo, Visitação e Uso Público do Patrimônio Natural e Cultural”, existem inúmeras possibilidades de viabilizar o acesso da sociedade a esses espaços. Para isso, é necessária a discussão sobre planejamento patrimonial, controle de visitações e demais variáveis envolvidas no usufruto consciente do patrimônio arqueológico.


Mas, como aprimorar tais ferramentas para a criação de sítios arqueológicos na Amazônia? O objetivo do Workshop vem, justamente, com o papel de congregar ideias e experiências advindas de outras realidades e culturas. E as contribuições são muitas. Mercedes Podestá, do Instituto Nacional de Antropologia e Pensamento latino-americano, da Argentina; Ana Lúcia Meira, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e outros pesquisadores debaterão a temática no evento.


A iniciativa propõe criar uma rede de ideias, desenvolver projetos e subsidiar ações no campo da musealização e gestão de sítios arqueológicos de naturezas diversas na Amazônia e no Brasil. O evento foi idealizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com o NAEA, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Ministério de Ciência e Tecnologia e teve apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.


Aos interessados, o Workshop irá centrar suas atividades no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus do Museu Emilio Goeldi. As inscrições estão sendo feitas na sala 219 do NAEA, na UFPA.

Para mais informações, ligue 3201 7234 ou 7231.

Texto: Andréa Mota- Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário: