quarta-feira, 29 de abril de 2009

ETDUFPA promove Gincana para celebrar o Dia Internacional da Dança


Todo mundo adora dançar, mas, além de ser um momento de descontração, a dança é uma arte e uma ciência. Neste 29 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Dança. Para celebrar a data, a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) promove uma Gincana Especial. Alunos dos cursos técnicos e do curso de graduação da Universidade se dividem em quatro grupos e devem cumprir tarefas em uma série de apresentações de coreografias, ritmos e conhecimento.

Você já imaginou como é estudar dança? “Como qualquer outra ciência, temos uma teoria, uma filosofia, uma história e uma metodologia. Temos as danças teatrais, como a dança clássica ou a dança de salão, para as quais é preciso técnica e estudo para desenvolvê-las e temos as danças populares, que têm uma função mais recreativa, como alguém que dança por prazer em uma festa, por exemplo. Para quem deseja saber um pouco mais sobre esse universo, sobre os cursos técnicos e sobre a graduação em dança, a Gincana é uma excelente oportunidade”, convida Ana Cristina Cardoso, coordenadora dos cursos técnicos de dança da ETDUFPA e uma das organizadoras da Gincana. A entrada é franca.

O evento é uma oportunidade para os alunos aplicarem os conhecimentos ministrados em sala e aula. Entre as atividades estão apresentações de dança de salão, dança clássica, dança contemporânea, dança moderna e dança popular. Os jurados avaliarão a qualidade técnica e a criatividade de cada grupo. Os participantes terão que executar também tarefas relâmpagos que serão passadas durante a programação e deverão ser imediatamente cumpridas. “A ideia é ter um momento de comemoração com a participação efetiva de todos”, define a professora da dança.

Durante o turno da tarde, haverá uma videoconferência no Centro de Tecnologia de Comunicação e Informação da UFPA (CTIC), com o lançamento do “Programa MAPA D2 – Mapeamento e Produção em Dança Digital”, realizado pela Universidade Federal da Bahia, com a participação da UFPA. O Projeto estuda a dança contemporânea criada especialmente para apresentações em vídeo.

Serviço:
Gincana da Dança da ETDUFPA
Data: 29/04/2009
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada na Dom Romualdo de Seixas, esquina com a Jerônimo Pimentel, próximo à Praça Brasil.
Horário: A partir das 8 horas da manhã
Informações: 3212.5050 Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com a participação de Luiz Fernando Machado, Assessoria de Comunicação da ETDUFPA.

Foto: Arquivo Beira do Rio

Nenhum comentário: