quarta-feira, 22 de abril de 2009

ICA promove evento sobre cultura islâmica


O Instituto de Ciências da Arte (ICA), por meio do Grupo de Pesquisa ÁLIF: Arte, Antropologia e Performance do Islã Histórico e Contemporâneo, apresenta o evento “Islã, Antropologia e Cinema”. Com a intenção de despertar o interesse do grande público pela discussão geral que envolve o Islã, a iniciativa pretende difundir aspectos específicos da cultura mulçumana no contexto acadêmico e ampliar esse diálogo para além das fronteiras da Universidade.

A programação consta de mesa-redonda e minidebates que serão precedidos por filmes e documentários de variadas linguagens cinematográficas. A abordagem será especialmente para aspectos relacionados à religião, à mística, à música e a performances corporais. Uma das principais atrações é o filme premiado ‘Coreografias Místicas: notas sobre rituais mulçumanos em Zanzibar’, do etnólogo francês Jean-Claude Penrad; e o documentário ‘Atravessando a Ponte: O Som de Istambul’, de Fatih Akin, que trata dos mais diversos estilos musicais.

De acordo com a coordenadora do projeto ÁLIF e professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), Giselle Guilhon, o evento vai mostrar que o Islã não é homogêneo, mas apresenta formas e características particulares, segundo a região, a língua e a cultura com as quais, historicamente, se vincula. “Nossa proposta é discutir o Islã da maneira mais ampla possível, focalizando, por meio de filmes e debates, aspectos e fenômenos relevantes das culturas tanto islâmicas, quanto islamizadas. Um desses aspectos é o Sufismo, a via mística do Islã. Mas até que ponto as imagens reveladas nos filmes etnográficos podem marcar as diferenças? Podemos falar de um Sufismo afegão, turco ou sírio? Ou são as características das próprias escolas esotéricas, em sua relação com a cultura local, que demarcam as fronteiras entre uma e outra vertente? Pensemos juntos durante o evento", incita a pesquisadora.

O evento busca atrair, principalmente, estudantes de Ciências Humanas, Artes, Ciências Sociais, História, Cinema, Música, Teatro e Dança. O objetivo é possibilitar o diálogo entre alunos, pesquisadores da UFPA e outras instituições de ensino que já trabalham ou que estejam interessados em pesquisar as mil vozes do Islã.

“Islã, Antropologia e Cinema” conta com parceria do Instituto de Artes do Pará (IAP) e ocorrerá de 22 a 26 de abril de 2009, das 17h às 21h, no IAP. A entrada é gratuita.

Período: 22 a 26/04/09
Horário: 17h às 21h
Local: Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica)

Entrada Franca
Mais informações: 4006-2913/8153-8787

Nenhum comentário: