quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comemorando o mês da Fotografia.




Iniciando as comemorações ao mês da fotografia, a Galeria Theodoro Braga e a Gerência de Linguagem Visual, através da Diretoria de Interação Cultural, traz a Belém o fotógrafo argentino Eduardo Segura, que realizará no período de 01 a 05 de Agosto de 2012 ações destinadas a fotógrafos profissionais e amadores, artistas, estudantes, pesquisadores e público em geral interessados em fotografia. As ações são oferecidas gratuitamente pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN.

Eduardo Segura é um artista de renome mundial. É também músico, produtor, diretor de filmes e vídeos, escritor e professor. Todas essas atividades o tornam um artista versátil e permitem expressar a arte de uma maneira criativa e inusitada.

É o diretor acadêmico da "Escola de Fotografia" e da “Fototeca Entre Rios”. É representante da América do Sul para a Ibero – Americana de Fotografia de Fundo (FIF). É professor associado do Instituto Internacional de Jornalismo José Martí, em Havana (Cuba).

Interessado na visão holística da educação artística e preocupado com o desenvolvimento da educação técnica e artística. Com anos de pesquisa e produção, criou o Programa de Ativação Criativa – PAC, que tem se desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos anos. Baseia-se nos exercícios onde os participantes vivenciam diferentes estados dos sentidos. Com câmeras de foto ou vídeo as ações ocorrem ativando e estimulando sentidos, como nos processos físicos e mentais criativos.

Desta forma, o processo de criação artística deve iniciar e envolver todos os sentidos, abrindo oportunidades e recursos concentrados nas linguagens que o artista manipula. Através de exercícios de mobilização e atividades, o professor potencializa a aprendizagem e experiências dos artistas que usam o método como forma de tornar mais flexíveis, permeável e sólido o processo criativo em suas tarefas diárias. Um processo de ativação PAC no mundo: Cuba, México, Argentina e agora em Belém.

Nenhum comentário: